Sindsepe/RS intensifica luta por aumento salarial para os menores rendimentos, enquanto governo do RS ignora espaço fiscal

Nesta segunda-feira (30/09/2024), foi publicado no Diário Oficial do Estado o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), revelando que o índice de 44,49% referente à relação entre a receita corrente líquida e a despesa total com pessoal do Poder Executivo estadual gaúcho ficou abaixo do limite prudencial de 46,55%, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em meio a esse cenário, a atuação do Sindsepe/RS (Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul) se mostra crucial na defesa de uma pauta há muito tempo ignorada: a valorização salarial dos servidores com menores rendimentos.

Apesar do cenário fiscal favorável, o governo estadual tem sido omisso ao não aproveitar a margem disponível para implementar aumentos salariais. O Sindsepe/RS, por sua vez, intensificou a mobilização dos trabalhadores em busca de um reajuste justo e de políticas que contemplem aqueles que mais sofrem com o achatamento dos vencimentos.

Oportunidade fiscal ignorada
O RGF, que abrange o período de 01/09/2023 a 31/08/2024, incluindo os meses pós-enchentes de maio, demonstra que, mesmo em um cenário de adversidades, o Estado conseguiu manter suas finanças organizadas, criando espaço para o aumento de gastos com pessoal sem romper os limites da LRF. A margem indicada no relatório permite que o governo implemente medidas de valorização dos servidores, algo que o Sindsepe/RS vem reivindicando incansavelmente.

A entidade sindical tem destacado que essa é uma oportunidade crucial para corrigir injustiças históricas, especialmente no que diz respeito aos salários mais baixos, cujos servidores enfrentam dificuldades financeiras crescentes. O governo, no entanto, continua a ignorar as demandas apresentadas pelo sindicato, mantendo uma postura de austeridade desnecessária diante de uma margem fiscal favorável.

A luta do Sindsepe/RS pelos servidores de baixa renda
O Sindsepe/RS tem sido incansável na defesa dos servidores públicos que ganham menos, enfatizando que esses trabalhadores, que desempenham funções essenciais para o funcionamento do Estado, são os mais prejudicados pela falta de reajustes. A disparidade salarial entre as categorias com altos rendimentos e aquelas com vencimentos menores só se aprofunda, e o sindicato vê no atual cenário fiscal uma oportunidade única para reverter essa situação.

Desde a divulgação dos números, o Sindsepe/RS intensificou seus esforços, organizando assembleias, manifestações e pressionando o governo para que este cumprisse com o dever de valorizar seus servidores, especialmente os que estão na base da pirâmide salarial. Para o sindicato, a manutenção do índice abaixo do limite prudencial é a prova de que o problema não é a falta de recursos, mas a ausência de vontade política.

Esperança até janeiro de 2025
Com o próximo relatório fiscal previsto para janeiro de 2025, o Sindsepe/RS segue firme em sua luta, esperando que o governo, finalmente, adote medidas que tragam um reajuste salarial digno aos servidores de baixa renda. No entanto, a história recente mostra que as conquistas sindicais têm sido obtidas mais por meio da pressão contínua do que por uma postura proativa do governo.

O sindicato alerta que, sem o devido reconhecimento dos servidores, o Estado corre o risco de agravar a desigualdade salarial e comprometer a qualidade dos serviços prestados à população. A luta do Sindsepe/RS é essencial para garantir que os trabalhadores não sejam, mais uma vez, os maiores prejudicados por uma política fiscal que não os prioriza.

A luta continua
Enquanto o governo estadual mantém seu discurso de austeridade, o Sindsepe/RS segue em constante mobilização para garantir que as demandas dos servidores sejam ouvidas e atendidas. O espaço fiscal aberto pelo Relatório de Gestão Fiscal é um ponto de partida para a valorização dos servidores, e o sindicato promete intensificar ainda mais sua atuação nos próximos meses, buscando conquistar o merecido reajuste para aqueles que mais necessitam.

A postura combativa do Sindsepe/RS e a resistência à indiferença do governo são fundamentais para garantir que o ano de 2025 seja marcado por avanços nas políticas de valorização salarial. A luta sindical não pode parar, e o Sindsepe/RS continuará firme na defesa de um serviço público mais justo e igualitário para todos os seus trabalhadores.