Aprovado reajuste de 6% para o funcionalismo público do RS

Depois de uma tumultuada sessão, na tarde desta terça-feira (03/05), a Assembleia Legislativa do RS aprovou, por 48 votos a 02, o reajuste de 6% proposto pelo Executivo. Percentual está longe de cobrir a inflação acumulada desde novembro de 2014, quando o funcionalismo público teve o salário reajustado pela última vez.

A votação foi acompanhada por servidores e servidoras do Estado, que ocuparam o Plenário da Assembleia Legislativa do RS e pressionaram os parlamentares a retirar o projeto da pauta, para tentar melhorar o índice. Deputados da oposição propuseram a correção do índice para 10,6%, o que corresponde à inflação de 2021, mas diante da falta de acordo, acabaram acatando o percentual oferecido pelo governo.

De acordo com o texto, o reajuste será de 1% referente a janeiro de 2022 e 4,95% retroativo a abril de 2022. Para a dirigente do Sindsepe/RS, Diva da Costa, “o índice aprovado é uma afronta e uma injustiça, principalmente para quem recebe básico inferior ao salário mínimo. 6% não cobre nem os 10,6% de inflação do último período. Mas a luta por valorização profissional e pela defesa do serviço público seguirá sendo a marca do nosso Sindicato”.