Caso IPF
Entidades entregam relatório conjunto à Vepma

Representantes do Sindsepe/RS, do COREN/RS, do CREMERS, do CRESS/RS, CAU/RS e CRF/RS entregaram, na tarde desta segunda-feira (13/06), ao juiz Sandro Luz Portal, da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepma), um relatório conjunto que expõe a situação precária e desumana na qual se encontra o Instituto Psiquiátrico Forense (IPF). O documento foi elaborado pelas entidades, após visita ao IPF, no dia 24 de maio.

Segundo Rogério Viana, dirigente do Sindsepe, o juiz “demostrou apoio ao pleito, considerando oportuna a iniciativa dos Conselhos e Sindicato que estavam presentes”. Com o diagnóstico em mãos, o grupo pretende ajuizar uma Ação Civil Pública contra o Estado e agendar uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para debater o assunto.

Com 191 internos no total, sendo 7 mulheres, o IPF é a única instituição do Estado que recebe presos com doenças mentais. Sucateado, com as dependências em péssimo estado, o Instituto lida com outro grave problema: a falta de recursos humanos.

Sindsepe/RS participa de reunião para debater situação do IPF

Sindicatos e conselhos detectam graves problemas no IPF