Dicas de Filmes: Cem Anos sem Chibata, Memórias da Chibata e O Papel e o Mar

via Construção Socialista

Cem Anos Sem Chibata
Documentário – 52 minutos

A Revolta da Chibata é lembrada no documentário Cem Anos Sem Chibata, dirigido por Marcos Manhães Marins. O documentário de média duração, 52 minutos, contém trechos do único registro de voz de João Cândido, “depoimento para posteridade“, dado em entrevista a Ricardo Cravo Albin, no Museu da Imagem e do Som, em 1968. Cem Anos Sem Chibata confronta a história oficial com a historiografia acadêmica e a tradição oral, para revelar melhor as causas e consequências da revolta que acabou com a chibata na Marinha de Guerra antiga.

Memórias da Chibata
Curta – 15 minutos

Um menino negro de 7 anos vê seus amigos e sua mãe apanharem do seu padrasto sem nada poder fazer. Depois de uma revelação de sua avó – ele é bisneto de João Cândido – o menino toma uma atitude radical. O curta, com duração de 15 minutos, é dirigido por Marcos Manhães Marins.

O Papel e o Mar
Curta – 10 minutos

O curta dirigido por Luiz Antônio Pilar narra o encontro imaginário entre João Cândido, líder da Revolta da Chibata, e a catadora de papel e escritora Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo, em pleno centro do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *