Dicas de Livros: “Quarto de Despejo”, “Casa de Alvenaria” e “Pele Negra, Máscaras Brancas”

via Construção Socialista

Pele Negra,  Máscaras Brancas
Frantz Fanon – 222 páginas

Neste livro, o autor examina a negação do racismo contra o negro na França. É um clássico do pensamento sobre a diáspora africana, sobre a descolonização, a arquitetura psicológica, a teoria das ciências, a filosofia e a literatura caribenha. Analisa o axioma que causou grande turbulência nas décadas de 1960 e 1970: como a ideologia que ignora a cor pode apoiar o racismo que nega.

Quarto de Despejo – Diário de Uma Favelada
Carolina Maria de Jesus – 173 páginas

O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem a este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

Casa de Alvenaria – Diário de Uma Ex-Favelada
Carolina Maria de Jesus – 183 páginas


Casa de Alvenaria: Diário de Uma Ex-Favelada (1961) é o segundo livro publicado pela escritora Carolina Maria de Jesus. Nele, a escritora narra o seu dia a dia e a transformação da sua vida após o lançamento do seu best-seller, Quarto de Despejo (1960). Em linhas gerais, o livro mostra as percepções da autora sobre a nova vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *