SINDSEPE/RS realiza campanha de doação de sangue na semana nacional do doador(a) voluntário(a)

Data é comemorada entre os dias 23 e 29 de Novembro;

O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, SINDSEPE/RS, realiza campanha direcionada às servidoras e servidores públicos na Semana Nacional do Doador(a) Voluntário(a) de Sangue, que teve início no dia 23 e se estende até o dia 29 de Novembro. No calendário nacional, há também um dia especial reservado para celebrar o ato de doação, dia 25 de Novembro (amanhã). O objetivo é agradecer os voluntários e lembrar a população da importância da doação, pois não existe outro substituto para o sangue e 450 mililitros doados podem salvar, em média, até quatro vidas diretamente (e por consequência, a vida de mais familiares e entes queridos indiretamente).

Para celebrar a data, o Hemorgs preparou uma série de atividades a serem realizadas na semana, contando até com algumas surpresas para os doadores que ali compareceram. Durante as comemorações que se iniciaram na última segunda-feira (22), a instituição iniciou as celebrações entregando certificados a 30 fiéis doadores e a 16 empresas parceiras. A banda da Brigada Militar recepcionou os doadores e homenageou os funcionários com uma apresentação musical, enquanto o boneco mascote “Hemotchê”  também recepcionava os voluntários. Até o dia 25 de Novembro, a Assembleia Legislativa, o Palácio Piratini, o Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) e o Estádio Beira-Rio estarão iluminados de vermelho, fazendo uma alusão à doação voluntária de sangue.

A servidora pública e coordenadora de captação do hemocentro do estado do RS (Hemorgs), Gesiane Ferreira, conta qual é a expectativa dos organizadores do evento, afetado no ano passado pelo alto número de mortes em decorrência da pandemia da Covid-19. “Queremos homenagear todo o doador e toda doadora que esteve com a gente, principalmente neste momento de pandemia, e que soube discernir a situação da pandemia para se colocar à disposição, contribuindo para que pudéssemos manter o estoque em níveis adequados”, afirma. De acordo com a servidora, o departamento de sangue de hemoderivados tem gratidão por todos(as) aqueles(as) que, em meio à correta orientação para que ficassem em casa, souberam também se solidarizar e comparecer de forma segura ao hemocentro para atender ao chamado daqueles mais necessitavam.

Com a queda de casos da Covid-19, devido ao avanço da cobertura vacinal, também é possível visualizar um cenário mais otimista quando a pauta é o estoque de sangue, segundo a servidora. “Vislumbramos uma retomada no nível das doações, dado à remissão da pandemia, e estamos preparando o estoque para as festividades de final de ano e férias de verão, que é outro momento em que temos uma baixa expressiva de oferta de candidatos para doação, e em contrapartida, uma alta demanda do sangue dos hemocomponentes”, ressalta. Gesiane salienta ainda a segurança do processo, já que os doadores são recebidos por ordem de chegada dentro da capacidade de atendimento, e ratifica o pedido para a doação. “É cem por cento seguro e o hemocentro está aplicando todos os critérios/protocolos de segurança cabíveis para o momento, de acordo com a vigilância sanitária. A sua doação com certeza vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, concluiu.

O SINDSEPE/RS e HEMORGS lembram os trabalhadores e as trabalhadoras que para realizar a doação, é necessário preencher os seguintes requisitos: Estar em boas condições de saúde; Apresentar documento oficial de identidade com foto; Respeitar o limite de idade para a primeira doação (60 anos); Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doação com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal; Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas; Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa; Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

SERVIDOR E SERVIDORA, APOIE A CAMPANHA! DOE SANGUE E SALVE VIDAS!