Artigo

Sustentabilidade

Por Luciano Menezes
A sustentabilidade é um ato ou a maneira de viver e ou sobreviver com harmonia e responsabilidade ambiental e social, sem o egoísmo do ser humano, que muitas vezes acaba com o seu meio sem ter o mínimo de cuidado para não o esgotá-lo por completo. Como já dizia Marx, “o objeto geral de trabalho do homem é a terra”…“o homem e seu trabalho, de um lado, e a natureza e sua substância material, de outro”. Ser sustentável é a forma mais racional de garantir que as suas ações possam ser dosadas, de forma que garanta o sustento das atuais e futuras gerações, se possível dar garantias para que o próximo (pessoas, plantas e todas as formas de vida do planeta), possam desfrutar de uma vida mais equilibrada.Na semana do meio ambiente, o SINDSEPE/RS homenageia desde já o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então, é celebrado anualmente, no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente!

Um bom exemplo de sustentabilidade, que está ligado diretamente com a questão da desordenada produção de resíduos (lixo), é justamente um dos grandes problemas mundiais, pois são causadores de impactos ambientais que muitas vezes impactam o meio ambiente de milhares de seres vivos, que sofrem os efeitos do uso abusivo de produtos consumidos em demasia, que posteriormente acabam retornado para a natureza, prejudicando o meio ambiente.

A sustentabilidade está ligada a muitos temas distintos, mas o seu significado objetiva viver e sobreviver com responsabilidade, respeito ao seu meio em geral, com foco na questão da responsabilidade ambiental.

Foto: Guarda-parque Adriana Obetine, uma guardiã da biodiversidade, sócia do SINDSEPE/RS